Dia Internacional da Animação 2023

🚨Dia da Animação em Niterói🚨

📅 Data: Dia 31 de Outubro, terça-feira

⏰ Horário: Das 13h às 17h

✅ Entrada Gratuita

📍Local: Auditório do MAC - Niterói

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Niterói- RJ

Sobre o evento

28 de Outubro - Dia Internacional da Animação

Foi nesta data que, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo.

Para homenagear a arte do cinema de animação, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) escolheu essa data para a comemoração, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

No Brasil, foi criado o evento: Dia Internacional da Animação – DIA, que realiza exibições de mostras de curtas metragens nacionais e internacionais, com entrada franca desde a sua primeira edição, em 2004.

Em 2023 chegamos ao 20ª ano, um marco histórico do evento!

Programação

🎬 Mostra de Curtas

13h - Mostra Infantil – Programa de 1 hora de curtas brasileiros voltados para o público infantil, com classificação livre;

14h - Mostra Nacional – Programa de 1 hora de curtas brasileiros voltados para o público juvenil e adulto;

15h - Mostra Internacional – Programa de 1 hora de curtas estrangeiros voltados para o público juvenil e adulto;


🎤 Palestras e Oficinas

16h - Papo Animado com

Evanildo Santos - Animador, participou do longa metragem “The Princess and the Frog” (Disney), na nova série das Tartarugas Ninjas “Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles”(Nickelodeon). Há mais de 20 anos trabalhando como animador no mercado de animação, participou em filmes de publicidade, curtas metragens, série de TV e Longas metragens. Atualmente é Sócio fundador da Produtora Animact Studio, sendo parte responsável pela direção de animação e produção da 3ª temporada do “Sítio do Pica-pau Amarelo” em desenho animado (Cartoon Network), Turma da Mônica (Cine Gibi) e muitos outros.

Bruno Curcino - Animador freelancer, participou de produções de séries de TV, curtas e longas-metragens, comerciais, videoclipes e outros. Premiado duas vezes no festival Anima Mundi com o curta "Epopéia" (2015) e o longa "Tito e os pássaros" (2018), e ainda a Moscow Film Party com "O pergaminho vermelho" (2020), e algumas indicações com "Nahuel y el libro magico" (2019). 

Beatriz Filizola - Animadora freelancer de Niterói, atualmente cursa Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense. Este ano, seu filme estará sendo exibido na mostra nacional no dia da animação.

14h - 16h - Oficinas de Stop Motion

Venha produzir sua própria animação conhecendo a técnica do Stop Motion!

Venha participar!